Páginas

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Mistério dos dedos enrugados resolvido


Um novo estudo tem uma resposta para a eterna questão: por que nossos dedos das mãos e dos pés ficam enrugados depois de muito tempo em contato com a água? A resposta: graças à tração.

A antiga explicação para esse fenômeno é que nossos pés e mãos absorveriam a água após um longo período submersos. Mas há vários problemas nessa teoria.

Primeiro: por que somente nossos dedos das mãos e dos pés ficam enrugados? Segundo: por que isso é um traço tão incomum entre os mamíferos? Apenas humanos e macacos ficam com as mãos enrugadas.

Além de tudo isso, se o enrugamento acontecesse apenas por osmose, como explicar o fato de que essas rugas não aparecem em pessoas com problemas de nervos nas mãos ou nos pés?

O novo estudo sugere que os dedos enrugados realmente fornecem drenagem para a água, de modo a garantir maior tração, assim como os pneus de um carro.

Ao examinar os dedos encharcados de 28 pessoas, cientistas descobriram que cada dedo mostrou um padrão semelhante de rugas, como canais desconexos que divergem um dos outros assim que eles tomam mais distância da ponta dos dedos. Isso permite que a água escorra mais eficientemente dos dedos quando eles são pressionados contra um objeto, dando mais área de superfície e um aperto mais firme.

Claro, isso tudo é apenas uma teoria (como a que afirma que os dedos se enrugam na água graças à evolução, para não escorregarmos), e os cientistas ainda precisam estudar se as rugas realmente proporcionam uma melhor aderência, e entender o porquê essa característica existe em tão poucas espécies.

Ainda assim, esse é um passo importante para responder a pergunta que todos nós já nos perguntamos quando éramos crianças – e que provavelmente poucos adultos souberam nos responder.

Fonte: POPSCI

2 comentários:

João R. disse...

Ele falou que uma explicação atual é a osmose, mas esse é um estudo recente...Acho que você deveria ser menos cabeça fechada e começar a questionar!

Thiago disse...

Acho que o problema do texto esta na frase "o fato de que essas rugas não aparecem em pessoas com problemas de nervos nas mãos ou nos pés"

pois ao ler eu fiquei pensando o que seria um problema de nervos, mas ao ler o original eu pude constatar que o autor estava se referindo a pessoas que tiveram seus nervos cortados, e devido a falta de modulação neuronal perderam a capacidade de enrugar os dedos, mas se fosse apenas osmose não ocorreria interferência nervosa, ou seja, tem mais alguma coisa ai, além da osmose.

Obs: Vou procurar mais algumas fontes para ver se acho algo interessante, o pessoal deveria fazer o mesmo, pois apenas uma fonte nem sempre é confiável...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...