Páginas

terça-feira, 9 de maio de 2017

Qual é a mais profunda cavidade da Terra?


A cavidade mais profunda da Terra é o Poço Superprofundo de Kola, que fica na Rússia. Essa cavidade foi descoberta na década de 1970, pela extinta União Soviética.

O Poço Superprofundo de Kola passou por algumas escavações, que tinham o objetivo de perfurar a crosta terrestre ao máximo para extrair rochas que possibilitassem ao homem entender a formação do planeta Terra.

No ano de 1982, as perfurações do Poço Kola alcançaram uma profundidade de 12.000 metros. Sete anos depois, em 1989, o buraco já tinha cerca de 12.262 metros, tornando-se a cavidade mais profunda já perfurada pelo homem.

A expectativa dos engenheiros responsáveis pelo projeto era alcançar a profundidade de 15.000 metros em 1993, mas o projeto acabou abandonado em razão das altas temperaturas encontradas no fundo do poço, nas camadas mais baixas da Terra.

O poço superprofundo da península de Kola foi perfurado, inicialmente, por um equipamento de perfuração chamado de Uralmash-4E. Mais tarde, o projeto prosseguiu com o aparelho Uralmash-15000. Com esses trabalhos, o Kola passou a ser considerado o ponto artificial mais profundo da terra.

Essa cavidade bateu o recorde de profundidade que pertencia ao poço de Bertha Rogers, em Oklahoma, nos Estados Unidos, que possuía cerca de 9.583 metros.

O Poço Superprofundo de Kola tem uma temperatura de 180°C em sua perfuração mais profunda. Caso a perfuração chegasse aos 15 mil metros, como era planejado, a temperatura chegaria a 300°C.

Fonte: Site de Curiosidades

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...