Páginas

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Por que temos vontade de amassar coisas fofas


É uma reação estranha: vemos uma coisa fofa – um bicho fofo, um bebê fofo – e cresce dentro de nós uma vontade de morder, beliscar, fazer em pedaços aquela coisinha indefesa e inocente.

Por que queremos “amassar” coisas que achamos tããão bonitinhas? Esta reação paradoxal recebeu o nome de “agressão fofa” pela estudante de psicologia Rebecca Dyer, da Universidade Yale (EUA).

Para entender como funciona esta reação, Rebecca e sua equipe apresentaram fotos a 109 pessoas, que foram classificadas como “fofas”, “engraçadinhas” e “neutras”.

Os participantes tinham que dizer como se sentiam sobre as fotos, com frases como “eu não consigo aguentar tanta fofura, eu quero morrer”, ou se queriam agarrar e apertar alguma das coisas nas fotos, ou simplesmente dizer “grrrr”. Quanto mais fofo o bichinho da foto, mais agressiva era a resposta.

Para saber se a resposta era só verbal, os participantes fizeram outro teste, em que recebiam um pedaço de plástico-bolha, e viam um slideshow de fotos do mesmo tipo (fofas, engraçadinhas e neutras).


Enquanto estouravam em média 80 a 100 bolhas vendo imagens engraçadinhas ou neutras, quando apareciam imagens fofas cerca de 120 bolhas davam adeus a este mundo.

Uma das hipóteses de Dyer é que, ao ver uma imagem de algo fofo, nosso primeiro impulso é querer cuidar desta coisa fofa, mas como a foto não nos deixa dar vazão a estes sentimentos, ficamos frustrados, e daí vem a agressão.

Outra explicação é que quando temos uma exposição excessiva a uma coisa tão boa, isto acaba se tornando negativo, como chorar de felicidade. Talvez dar um viés negativo seja uma forma inconsciente de regular a energia disparada pelas imagens de coisas fofas.


Fonte: PopSci, LiveScienceimagens de LiveScience

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...